Nike Cortez: como substituir o salto com estilo

Com quase 50 anos de história, o Nike Cortez foi o primeiro tênis de corrida a receber o icônico swoosh da marca. Idealizado por um dos fundadores, Bill Bowerman, o tênis Nike Cortez foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para o desempenho dos praticantes de atletismo.

 

Nike Cortez: como substituir o salto com estilo

O modelo foi lançado em 1972, mas sete anos antes, Bowerman já pensava em desenvolver um tênis Nike que melhorasse a performance dos atletas da Universidade de Oregon, onde atuava como treinador.

Enquanto acompanhava os treinos, o atleta Kenny Moore chamou sua atenção após ter lesionado um dos pés em um dos treinos longos. O motivo? Moore corria com um sapato elaborado para a prática do salto em altura. Juntos, Bill e Kenny encontraram as falhas do calçado e desenvolveram um protótipo que prometia melhorar os resultados dos corredores.

Com o novo modelo pronto, com cabedal de couro e outros ajustes necessários, Moore voltou para as pistas e impressionou com os resultados, que ficavam evidentes após as mudanças feitas por Bowerman a cada novo treino. Mesmo sendo muito diferente do Nike Cortez que conhecemos hoje, o modelo criado por Bill Bowerman e usado por Kenny Moore originou o clássico tênis Nike.

Nike Cortez: das pistas para as ruas

O tênis Nike Cortez não ganhou somente as pistas de corrida, mas também o meio urbano, transformando-se em uma das peças mais amadas no mundo da moda. O modelo é até hoje um dos mais conceituais da marca norte-americana, que sempre busca inovar com soluções para produzir tênis esportivos e casuais.

O Nike Cortez foi o primeiro modelo a incorporar uma entressola completamente acolchoada, que, para aquele período, era uma inovação revolucionária. Com muitos benefícios, logo caiu no gosto do público, sendo o tênis mais vendido daquela geração.

E, por acaso, você já ouviu falar do Nike Forrest Gump? Sim, estamos falando do mesmo tênis! O Cortez esteve nos pés de Tom Hanks durante sua jornada de 3 anos e meio pelos Estados Unidos no filme “Forrest Gump: O Contador de Histórias”. O Nike Cortez se destacou em vários momentos da obra, desde quando o ator principal ganha o calçado até quando ele ressurge, com o tênis todo sujo.

Desde sua aparição no filme, o Nike Forrest Gump começou a marcar presença nos  lançamentos especiais da marca, passando a ser tratado como um dos principais tênis dos amantes da marca do swoosh.

Como é o Nike Cortez?

Além de agregar muito estilo aos looks, o Nike Cortez é um modelo clássico e cheio de história que traz conforto para o dia a dia. Seu cabedal feito de couro premium de alta qualidade dá um suporte incrível com muita leveza, perfeito para diversas ocasiões. A entressola em phylon proporciona um calçar aconchegante, com melhor amortecimento e flexibilidade, ideal para os movimentos naturais dos pés. O solado em padrão espinha de peixe (zigue-zague) faz com que o calçado tenha mais tração e aderência em diversos tipos de estrutura, além de ser durável.

Como usar o tênis Nike Cortez?

Em meados de 2015, o tênis Nike se tornou o queridinho das fashionistas, que passaram a usar o modelo com todo tipo de produção, desde jeans e camiseta até roupas de festa. O Nike Cortez feminino é, inclusive, um excelente substituto do salto alto! As mulheres podem se sentir confortáveis e estilosas com um tênis de couro, e o Nike Cortez cumpre bem essa função.

O modelo pode ser usado com vestidos, por exemplo, num look casual e moderno, quebrando aquele ar romântico por conta da saia. Para os fins de semana, combine o seu Nike Cortez feminino com um jeans e um tricô, ou um visual all black! Para festas, prefira peças mais elaboradas, como croppeds, vestidos, saias e jaquetas de couro.

O Nike Cortez feminino também pode ser combinado com uma produção social, deixando o visual mais descolado. Se o seu trabalho não permite uma vestimenta mais informal, aproveite os fins de semana pra arrasar no hi-lo.

O Nike Cortez masculino pode ser usado com vários tipos de look, desde os despojados até os sociais. O modelo fica superestiloso com combinações que levam casacos ou jaquetas, calças em alfaiataria, shorts ou jeans. É aquele tênis para todas as ocasiões!

Ainda não tem um Nike Cortez? Não perca tempo e garanta já o seu!

  • Share post