Nike Forrest Gump: 10 curiosidades para você ter um

Você conhece o Nike Forrest Gump? Foi assim que ficou conhecido o Nike Cortez após sua aparição no icônico filme “Forrest Gump: O Contador de Histórias” (1994). Sucesso nas bilheterias, a comédia dramática fez muito sucesso na época de seu lançamento, sendo lembrado até hoje como um dos melhores filmes da história do cinema.

Nike Forrest Gump: 10 curiosidades para você ter um

Estrelado por Tom Hanks, Forrest Gump conquistou o título do filme mais lucrativo daquele ano, tendo 13 indicações ao Oscar e levando 6 estatuetas. O longa retrata a história de um americano com QI abaixo da média, desde a infância até a vida adulta. Apesar das dificuldades, Forrest descobre habilidades desconhecidas e mostra sua grande superação.

O tênis Nike Cortez entra na história quando Forrest ganha o calçado de sua amada (Jenny) e, desde então, não o tira dos pés. A frase “corra, Forrest, corra!” é uma das mais lembradas do filme, e o tênis Nike está diretamente ligado a ela. O calçado acompanha o personagem durante muitos anos, inclusive quando ele decide correr pelos EUA.

A seguir, separamos 10 curiosidades para você garantir o seu Nike Forrest Gump!

1 – A história do Nike Cortez começou antes do filme

Tudo começou na década de 60, quando Bill Bowerman, um dos fundadores da marca e treinador na Universidade de Oregon, começou a observar a dificuldade que os corredores enfrentavam para executar seus treinos. Bowerman buscou criar um calçado diferente, que atendesse às necessidades esportivas daqueles atletas. Foi aí que surgiu o primeiro modelo do Nike Cortez.

2 – O primeiro tênis Nike

Lançado na década de 70, o tênis Nike Cortez foi o primeiro modelo a ser desenvolvido pela marca, criado com a ajuda de atletas da época. A ideia era criar um calçado que aliviasse a tensão no tendão de aquiles dos corredores. Não demorou muito para que o Nike Cortez começasse a aparecer em catálogos como “o melhor calçado do mundo já desenvolvido para corrida de longa distância”.

3 – O tênis não se chamava “Cortez” quando foi lançado

O primeiro nome do fenômeno Nike Cortez foi “TG-24”, batizado em 1966. Mas, em 67, o tênis Nike foi renomeado para “TG-24 – México”, por conta das Olimpíadas que aconteceram no ano seguinte, em 68, no país. Não satisfeita com esse nome, a empresa buscou algo que chamasse mais a atenção e remetesse ao país que abrigava as Olimpíadas daquele ano.
Baseados na história mexicana, pensaram então em “Aztec” (Asteca), mas foram barrados por conta de um tênis da Adidas com nome muito semelhante, o “Aztec Gold”. O nome “Cortez” foi o escolhido, em homenagem ao conquistador Hernán Cortés, que derrotou os astecas.

4 – Sucesso no cinema

O tênis Nike Cortez ficou conhecido como Nike Forrest Gump após sua aparição no filme com Tom Hanks, em 1994. Mas, antes disso, o modelo icônico já havia marcado presença em filmes de sucesso, como “Karatê Kid” (1984) e “Juice” (1992), além de estar presente em inúmeros episódios do seriado “Seinfeld”, de 1988 a 1998. Em 2013, o Nike Cortez volta aos cinemas sendo usado pelo astro Leonardo DiCaprio, no filme “O Lobo de Wall Street”.

5 – Nike Cortez feminino

Com o sucesso do Nike Cortez masculino, a família do tênis acrescentou os calçados para mulheres com uma linha batizada de Senhorita Cortez, em 1976. O Nike Cortez feminino caiu nas graças do público quando foi usado pela atriz Farrah Fawcett, no seriado de televisão “As Panteras”, que acabou se tornando a garota propaganda do tênis Nike.

O clássico hoje é encontrado em versões masculina, feminina e infantil.

6 – Queridinho dos fashionistas e também das celebridades

O Nike Forrest Gump sempre foi referência de estilo, e não por acaso, foi escolhido por vários artistas ao longo dos anos para ser usado em momentos especiais. Em 1991, esse tênis Nike calçou os pés da cantora Whitney Houston durante a 15ª edição do Super Bowl. Vinte e cinco anos depois, em 2016, o Nike Cortez marcou presença no mesmo evento, acompanhando os passos do cantor Bruno Mars.

Fazendo parcerias com a Nike desde os anos 70, o cantor Elton John oficializou o relacionamento com a marca no início dos anos 80. Depois de já ter trocado ingressos para shows no valor de 16 mil dólares em mercadorias da Nike, ele dedicou uma música em um de seus shows aos seus “bons amigos da Nike”. Ele começa colocando o pé no piano, mostrando seu Nike Cortez ao mundo da música.

E o tênis Nike também esteve presente em grandes eventos sociais. A tenista Serena Williams usou um modelo Nike Cortez customizado com cristais Swarovski no dia do seu casamento! Ela usou o tênis para aproveitar a festa após a cerimônia, e causou uma grande repercussão pela escolha ousada e moderna.

7 – O tênis Nike Cortez foi relançado em 2017

Comemorando os 45 anos do modelo, a marca decidiu relançar o tênis Nike Cortez em 2017. Tendo a musa Bella Hadid como garota-propaganda, a campanha recriou uma cena icônica de Farrah Fawcett em “As Panteras”. O relançamento do Nike Forrest Gump logo ganhou o mundo da moda, tornando-se o protagonista em diferentes composições de fashionistas.

Desta vez, a grande novidade ficou por conta da variedade de cores em que foram produzidas as versões do clássico. É possível encontrar o tênis Nike totalmente branco ou em outras tonalidades, como vermelho, amarelo, verde, preto e azul. Existem, inclusive, versões metálicas e combinações que atendem aos mais variados gostos e estilos.

8 – Um tênis de corrida muito estiloso

O Nike Cortez foi especialmente desenvolvido para melhorar a performance dos corredores, e, ao longo dos anos, passou por transformações que o deixaram ainda mais eficiente para a prática deste esporte.

O modelo atual possui cabedal de couro e couro sintético para durabilidade, que dá um suporte incrível com muita leveza. A entressola em phylon acomoda melhor os pés, com melhor amortecimento e flexibilidade. O solado em padrão espinha de peixe (zigue-zague) proporciona maior tração e aderência em diversos tipos de estrutura, além de aumentar sua durabilidade.

9 – O Nike Forrest Gump combina com tudo

Um modelo estiloso e megaversátil! Além de ser perfeito para a prática de esportes, o Nike Forrest Gump também é um dos favoritos na hora de se vestir para encarar o dia a dia. O tênis Nike Cortez combina com tudo, podendo ser usado com as mais diferentes produções, desde os looks mais despojados até os sociais.

10 – Encontre o modelo original na World Style!

Você já percebeu que o Nike Cortez faz o seu estilo, não é mesmo? Então não perca tempo e garanta o seu no site da World Style!

  • Share post