HISTÓRIA DA CONVERSE

HISTÓRIA DA CONVERSE



A Converse talvez seja a mais importante marca esportiva do século 20 no mercado americano. E não é para menos: além de criar um dos tênis mais famosos de todos os tempos, o CHUCK TAYLOR ALL STAR, foi de extrema importância para o desenvolvimento do basquete americano. Por isso ganhou a reputação de “America’s Original Sports Company”. Mais de um século depois, a marca americana que continua fazendo sucesso com seus tênis de visuais retrô e coloridos, é sempre um clássico em milhões de pés pelo mundo afora.
Tudo teve início em fevereiro de 1908 com Marquis Mills Converse, um renomado ex-gerente de uma fábrica de calçados esportivos, depois de sofrer um acidente, resolveu criar calçados com sola de borracha para evitar derrapamentos, e criou a THE CONVERSE RUBBER COMPANY. A empresa foi fundada em Malden – Massachusetts, com o objetivo em produzir tênis com a sola de borracha para todos os públicos. Ao longo de meses, 15 empregados produziam os primeiros pares do que viria a ser um clássico. As peças eram vendidas diretamente para lojas da cidade de Boston (uma grande ousadia), pois era ignorado o acordo vigente no mercado, que proibia empresas negociarem direto com seus varejistas. Em 1910, a empresa já empregava 360 pessoas, produzia mais de 3.500 pares de tênis por dia e possuía 14 representantes de venda. Em 1915 a empresa passou a produzir os primeiros tênis para a prática de esportes.
A história da CONVERSE começaria a mudar em 1917, com o lançamento do tênis para a prática de basquete, um esporte ainda em ascensão. Sua fabricação em lona, com sola grossa e ponteira de borracha, o novo modelo batizado de CONVERSE ALL STAR, viria a ser um dos tênis esportivos mais queridinho de todos os tempos. Em 1921, o jogador de basquete Charles “Chuck” Taylor foi recrutado para representar e vender o modelo, viajar pelo país e “evangelizar” os demais jogadores de basquete. No mesmo ano, ele teve novas ideias para uma versão do ALL STAR: acrescentou fissuras no solado (em formatos de diamantes), para diminuir a derrapagem nas quadras, proporcionando assim mais tração; e adicionou uma proteção no calcanhar para melhorar o apoio e proteção ao tornozelo dos jogadores. Lançado em 1923, o CONVERSE ALL STAR com sua assinatura foi um estouro, sendo o único tênis usado por todos os jogadores de basquete, quer seja profissional ou não.
Em 1933 a empresa foi comprada pela família Stone, durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa passou a produzir calçados, roupas, botas para pilotos e soldados, jaquetas e roupas de proteção de borracha para o ARMY. O design básico, o conforto, a durabilidade e funcionalidade foram características que determinaram a escolha do CONVERSE ALL STAR como calçado oficial do exército americano. No período de 1946 a 1949, inaugurou duas grandes fábricas na região de New Hampshire para atender à crescente demanda. Em 1953 inaugurou a Coastal Footwear Corporation na cidade de Canovans em Porto Rico, iniciando assim seus primeiros passos para a expansão internacional.
Com o surgimento do Rock & Roll, seus seguidores utilizavam uma espécie de uniforme: jaqueta de couro, calça jeans e tênis de cano alto. E foi justamente por causa dos fãs do rock que a CONVERSE e seus tradicionais tênis de cano alto, divulgados com o slogan “It’s Converse for Comfort” se tornaram ainda mais populares nos Estados Unidos, e posteriormente no mundo. Nos anos de 1960 a marca promoveu seus tênis como parte do autêntico estilo de vida americano nas escolas e faculdades, arregimentando assim uma multidão de jovens consumidores. Em 1966 a CONVERSE começou a produzir seus modelos em outras cores, saindo do preto e branco, e lançou o modo de cano baixo.

Mas nem tudo são flores, começou a surgir no mercado americano outras marcas rivais como Puma, Nike, Adidas e Reebok, onde justamente a CONVERSE praticamente reinava absoluta. Mesmo assim a empresa continuou inovando com o lançamento do ALL STAR feito em camurça colorida com uma grande e imponente estrela na lateral, que era perfeito para o basquete, mas tinha algo a mais naquela dureza e naquele brilho que o tornava irresistível para toda uma geração de roqueiros, skatistas e almas rebeldes. No final desta década, em 1979, a empresa foi vendida novamente para a Allied Corporation.
Em 1983 lançou ações na Bolsa de Valores; em 1984 foi patrocinadora oficial das Olimpíadas de Los Angeles, onde o time de basquete masculino americano ganhou medalha de ouro calçando CONVERSE e em 1986, foi adquirida pela Interco Incorporated. Já no Brasil, a marca conquistou grande popularidade, afinal era comum ver roqueiros e artistas de televisão – como Cazuza desfilando com ALL STAR nos pés.
Depois de anos com as vendas caindo, foi adquirida pela poderosa Nike no dia 9 de julho de 2003 por US$ 305 milhões. Muito mais que uma marca, ao comprar a CONVERSE a Nike passou a ser proprietária de um ícone que há quase um século faz sucesso tanto dentro como fora das quadras esportivas. A marca adotou então um novo posicionamento de mercado, focado na volta às raízes, vendendo a história e o conceito original para as novas gerações, além de introduzir uma infinidade de novos modelos. Tiveram um grande investimento em campanhas publicitárias ousadas, como por exemplo, “Shoes keep it clean. Sneakers get dirty”, que apostava no charme e no lado cool dos tênis velhos, usados e sujos. Aqueles com muitos anos de vida e muitas histórias para contar.
Ao longo de sua história a CONVERSE modificou por várias vezes o visual de seu logotipo, mas nunca deixou de lado a tradicional estrela.
Os slogans sempre com atitude:
Made by you. (2015)
Shoes are boring. Wear sneakers. (2013)
Shoes keep it clean. Sneakers get dirty. (2013)
Everyone is a star.
It’s Converse for Comfort. (década de 50)

Atualmente a CONVERSE oferece um diverso portfólio de produtos, desde calçados e roupas até acessórios, comercializado em mais de 160 países, tendo nos tênis ALL STAR seu carro-chefe. A marca possui ainda uma pequena rede de lojas próprias com mais de 90 unidades em território americano, onde é possível encontrar toda sua linha de produtos.

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